quinta-feira, 16 de junho de 2011

Audiência Pública: A Vale continua dando "calote".




Mais uma vez a direção da Vale mostra sua intransigência e desrespeito com a sociedade. Agora foi na audiência pública promovida conjuntamente pelas Comissões de Direitos Humanos e da Legislação Participativa que objetivava conhecer, aprofundar e avaliar suas ações no país, como iniciativas, métodos e práticas empresariais e negociais. Esta audiência foi requerida pelos deputados Domingos Dutra PT/MA, Waldir Maranhão PP/MA e Luís Alberto PT/PA.
Compareceu na audiência o Sr. João Mota Filho, representante das empresas que prestam serviços pra Vale na área de construção civil, onde afirmou que uns dos maiores problemas da mineradora é a falta de organização e planejamento de seus processos licitatórios e a falta de pagamento dos serviços prestados.
Também presente, o advogado Onir de Araújo que acompanha a comunidade Quilombola de Serra do Salitre em Minas Gerais que já esperam há de 23 anos para ser reconhecida como tal. Citou que a FOSFÉRTIL/VALE trata de forma truculenta a comunidade, proibindo que os mesmos se reproduzam, não deixando que seja reformada e nem construídas novas casas com a conivência do INCRA. O advogado Onir está sendo ameaçado de morte por fazendeiros da região.
Estiveram presentes ainda vários prefeitos da região do corredor da ferrovia Carajás e Norte-Sul com destaques os de Santa Inês e Porto Franco, Robert Bringel e Deoclides Macêdo respectivamente, o dep. estadual Neto Evangelista do Ma, a vereadora de São Luís Rose Sales, Aparecida Ventura representante da luta das comunidades Quilombolas de MG e outras personalidades representativas.
Vale registra que eu estive presente como ex-funcionário da CVRD e uns dos fundadores do Sindicato dos Ferroviários Maranhão e Pará, atualmente incluído o Estado do Tocantins.
Estarei organizando e postando ainda várias informações no blog a respeito deste tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário