sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Obra do VLT é puro marketing eleitoral



Por Gilberto Lima
Não tenho dúvidas que os marqueteiros de João Castelo estão apostando tudo no tal VLT para alavancar a candidatura do tucano, afinal ele está estacionado nos 30% e, se não melhorar, vai comer o pão que o diabo amassou no segundo turno. Essa é mais uma obra eleitoreira, sem projeto e sem licitação.

Fiz uma visita à obra, na manhã desta quinta-feira (30), à procura de vestígios de legalidade na empreitada. Percorri todo o trecho construído e não encontrei uma placa com os dados da obra que está sendo tocada pela Serveng Engenharia. Só isso, por si só, já seria o suficiente para determinar o embargo da obra. Pergunto: cadê a licitação? Como a Serveng foi contratada para fazer essa obra? Onde está o projeto? Qual o custo e de onde virão os recursos?

Aproveitei para conversar com um dos encarregados e procurei saber sobre o projeto do VLT. Ele, sem se identificar, disse que a única coisa que está sabendo é que o VLT vai até o São Cristóvão, mas que os serviços vão parar agora nos 900 metros porque será necessário construir uma ponte sobre o canal localizado após o Mercado do Peixe. Ou seja, na próxima semana, a obra vai parar e acredito que é só isso que vai ter até a eleição: 900 metros de trilhos e nada mais! 

É uma obra - pela complexidade - que ficará pronta em menos de dois anos, levando em conta o trajeto que vai ser feito até o bairro do São Cristóvão. Saindo do aterro do Bacanga, por onde seguirão esses trilhos? À margem da Av. dos Africanos, sobre o mangue? Não acredito, pois muitos estabelecimentos comerciais deveriam ser indenizados. Seguirão pelo canteiro central, deslocando-se os postes da rede de iluminação? É possível, mas não é coisa simples!!! Enfim, para mim, é uma obra sem pé nem cabeça! É coisa da cabeça de um prefeito megalomaníaco e desesperado que acha que todo mundo é otário para acreditar nessas obras eleitoreiras.

Um projeto dessa magnitude deveria ter sido discutido com o conjunto da sociedade civil organizada e com técnicos especializados em mobilidade urbana. Se assim não procedeu, a Prefeitura age de forma autoritária e sem nenhuma transparência. Na verdade, transparência não é coisa das administrações de João Castelo. Ele é o cara! Ele pode tudo! Não deve satisfações de seus atos, enquanto gestor público, a ninguém. Antes que eu esqueça: por anda o Ministério Público, o promotor da probidade administrativa, que não se mexe para fiscalizar os desmandos do Castelo?

Sinceramente, espero que a população de São Luís, que sente na pele o descaso dessa administração caótica, não caia nesse verdadeiro conto do vigário. Eu até diria que o significado de VLT seja Vamos Ludibriar Tolos. 

2 comentários:

  1. é verdade, uma obra sem noção

    ResponderExcluir
  2. O povo está aceitando passivamente os desmandos de Castello, portanto, o Ministério Público não tem por que interferir.

    ResponderExcluir