domingo, 5 de agosto de 2012

Russos pedem à ONU fim do bloqueio do regime de Washington a Cuba


O movimento russo Venceremos enviou uma carta ao secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, para exigir o fim do bloqueio imposto a Cuba pelos Estados Unidos por mais de meio século, informou hoje à Prensa Latina.

Venceremos se pronuncia pelo fim do cerco estadunidense a Cuba, uma demanda apoiada por 186 nações na órbita, as quais também deveriam ter a possibilidade de lhe impor restrições a Washington para que tome em conta a vontade da comunidade mundial, aponta.

O movimento social russo exige, além disso, a devolução à ilha caribenha do território ilegalmente ocupado pela base naval estadunidense na baía de Guantánamo, no oriente cubano.

O documento afirma que, ao considerar os artigos 2,3,4,5,9,19 e 28 da Declaração Geral dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1948, Venceremos se posiciona contra toda intromissão dos Estados Unidos em assuntos internos de outras nações.

Também, destaca, condenamos o apoio de Washington a provocadores, sabotadores e terroristas, assim como as intervenções e a ocupação direta de nações que provocam a morte de civis, cientistas, dirigentes do governo e exigimos castigo aos agressores.

Estados Unidos, Israel e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) devem ser sancionados pelas invasões que realizam junto a campanhas de desinformação para se apoderar de recursos naturais na Ásia, África, América Latina e no leste europeu, assinala.

A missiva dirigida ao secretário geral da ONU também se pronuncia pela saída das tropas estadunidenses e o fechamento de suas bases no Japão, Coréia do Sul, Colômbia, Georgia, Kirguistão e na Europa do Leste.

Venceremos também defende a devolução à Síria das Montanhas do Golãn, ocupadas por Israel, e a retirada das tropas de países ocidentais da província sérvia do Cosovo, cuja maioria albanesa proclamou unilateralmente sua independência.
   
Reproduzido do Blog O Outro Lado da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário