segunda-feira, 13 de agosto de 2012

“São pequenas, mas são sinceras!” – Valdinar pede passagem!


Valdinar, difundiu a música popular através do samba

A cidade de São Luís perdeu ontem (12/08) no início da manhã uns dos seus filhos da arte musical, o sambista Valdinar Araújo Reis, ainda muito jovem, 48 anos. Estava enfrentando uma tuberculose há praticamente três anos. Ele teimava em querer se apresentar em shows do seu grupo de samba que levava seu nome Sindicato do Valdinar, durante o tratamento.

Valdinar passou a maioria da sua vida no Bairro de Fátima, onde quando criança conseguia os trocados para ajudar o sustento da sua casa como picolezeiro. Chegou a trabalhar como feirante, lá na feira do BF, onde conseguiu uma banca para vender peixe, limão e cheiro verde, nesse momento da sua vida, foi onde ele conseguiu se relacionar e conhecer a vida cotidiana de uma comunidade na luta pelo ganha pão. No BF, nessa relação com o povo, foi onde ele descobriu de vez que seria um grande artista popular.

Logo, que viu seu potencial artístico, conseguiu fundar uns dos primeiros e mais populares grupos de samba da ilha, o Cobra Criada, isso na década de 80. Na década de 90 organizou e fundou o grupo Aquarela, grupo que foi uma escola que conseguiu descobrir e incentivar vários artistas do BF, hoje representa os puxadores e tocadores de samba da Marambaia e de vários grupos de pagode da cidade, onde ele também teve grande participação. E outra informação, eu, o oficial desse blog, nessa época acompanhava a turma nas apresentações na noite, Valdinar me apelidou de "mutuca de grupo".

Valdinar deixa uma marca na luta pela sobrevivência e pela arte, a marca da sabedoria popular e da malandragem artística. Um mestre do samba sabia conversar com povo, sabia entrar e sabia sair com maestria.

Faço essa homenagem com águas nos olhos, bastante emocionado e bastante triste, triste por que o malandro mestre não conseguiu se livrar com maestria da sua agonia de saúde. Acho até que essa homenagem é muito pequena pelo tanto de aplausos que esse malandro recebeu em vida, porém eu tenho certeza que esse malandro está dizendo e lendo lá do lugar melhor que este e com muito samba, “São pequenas, mas são sinceras!

Um grande beijo malandro, muitos aplausos!

Coloco dois vídeos de registro de Valdinar e seus chegados que encontrei no Youtube, não tá muito bom, mas dá pra vê legal:

A 1ª Apresentação de Valdinar no Clube do Botafogo do Anil em 2009:



A 2ª Apresentação de Valdinar a vontade, comendo caldo de feijão com a rapaziada:




Um comentário:

  1. ola muito obrigada pela homenagem sou filha dele uma dor muito grande todos nos tamos sentindo muito obrigada pela escrita.

    ResponderExcluir