terça-feira, 6 de setembro de 2011

218 milhões de crianças trabalham no mundo


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que existem no mundo quase 218 milhões de crianças entre cinco e sete anos que trabalham. Segundo a "Declaração da OIT sobre os princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento", na América Latina e Caribe existem aproximadamente 6 milhões de crianças trabalhadoras. No topo da lista está o Pacífico e a Ásia, com mais de 122 milhões.
De acordo com a Organização, o setor agrícola concentra a maior parte das crianças, chegando a 69%. Nessas atividades elas lidam com o manuseio de ferramentas, máquinas elétricas e substâncias químicas, como fertilizantes e pesticidas. Já o setor do comércio concentra 22% dos pequenos trabalhadores e a indústria, 9%. É comum o trabalho infantil no comércio sexual e de drogas.
Em países como o Brasil, Honduras, Nicarágua, Guatemala e Panamá, cerca de 60% das crianças que trabalham estão na agricultura. O trabalho doméstico também é uma realidade, ocorrendo casos alarmantes como o da Nicarágua, onde 93% das crianças com menos de 14 anos contribuem com esse tipo de trabalho. Segundo a OIT, as meninas ainda são as mais vulneráveis.
A Organização também informou que está planejando intervenções de combate ao trabalho executado por crianças por meio do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) e pelo uso de acordos e declarações assassinadas pelos países.
De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário