domingo, 11 de setembro de 2011

Mais um trabalhador rural sem-terra é assassinado em frente à família.


Os conflitos no campo fizeram mais uma vítima na última terça-feira (6), no povoado de Mandassaia, localizado na cidade de Monte Santo (BA). O trabalhador rural Leonardo de Jesus Leite, de 37 anos, foi assassinado por pistoleiros, em frente à esposa e dois filhos. Ele era liderança regional do Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados (Ceta).
De acordo com o Movimento, há cerca de quinze dias, Leonardo era ameaçado por pistoleiros, a mando de latifundiários. Essas ameaças foram denunciadas para a Polícia Civil e o Ministério Público, que não tomaram providências. Também segundo a organização, nos últimos três anos, cinco trabalhadores rurais foram assassinados no município.
A vítima fazia parte de um grupo de sem-terra que atua há mais de dez anos na região. Uma de suas principais lutas é pela desapropriação para fins de reforma agrária da fazenda Jiboia, na cidade de Euclides da Cunha, propriedade do ex-prefeito, José Renato.
A região Nordeste apresenta crescimento de 37,5% nos índices de violência no campo, entre 2009 e 2010, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). No último ano, foram 440 casos. No estado da Bahia os conflitos aumentaram 89,6%, com 91 casos. 
Da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário