terça-feira, 27 de setembro de 2011

É tempo de celebrar e construir!


O Dia Mundial do Turismo que hoje comemoramos chega no momento em que se abre, na história brasileira, a maior janela de oportunidades para o nosso setor. Um inédito ciclo de eventos internacionais está em curso, e, com eles, bilhões de notícias serão emitidas sobre o Brasil. Nos próximos cinco anos, desenharemos uma imagem que ficará como um legado com décadas de duração, portanto com efeitos para a nossa e para gerações futuras.
Não obstante cenário tão promissor, o turismo passou por episódios difíceis neste ano. A ação de órgãos de fiscalização e controle, voltada para a apuração de denúncias de irregularidades, fez com que algumas vozes questionassem a necessidade de haver políticas públicas para o setor, ou mesmo a parceria entre Estado e empreendedores para alavancar o turismo.
Acreditamos que a melhor resposta a ser dada a tais questionamentos nasce do exemplo dos empresários e dos trabalhadores do turismo, que em todos os recantos do Brasil amam o que fazem, dedicam-se para prestarem bons serviços e impulsionam a geração de emprego e renda para milhões de famílias.
Sozinhos, governos ou mercado, não darão conta de todas as tarefas colocadas. A presidenta Dilma Rousseff, em recente solenidade destinada à posse do ministro Gastão Vieira, deixou clara a importância que dá ao turismo, qualificando-o como essencial para o desenvolvimento. Temos a certeza de que, em breve, teremos mais conquistas, as quais ampliarão o apoio governamental ao trabalho dos que fazem o turismo brasileiro.
Neste Dia Mundial do Turismo temos muito a celebrar, pelo que fizemos e pelo que faremos juntos. E muito a construir em favor da nossa Nação. Não podemos perder oportunidades que não se repetirão neste século.
Parabéns aos profissionais do turismo, tanto do serviço público como da iniciativa privada, pelo transcurso de dia tão significativo, em uma quadra histórica tão especial, em que o mundo olha para o Brasil.

Flávio Dino
Presidente da Embratur
27/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário