terça-feira, 27 de setembro de 2011

Justiça Saudita condena mulher a 10 chibatadas por dirigir carro.


Manal punida por dirigir carro
Do Blog PauLopes
A Justiça da Arábia Saudita condenou hoje (27) uma mulher -- identificada apenas por Shema -- a dez chibatadas por dirigir um carro em julho na cidade de Jeddah. Ela vai recorrer da decisão. No país, apenas homens podem ser motoristas, de acordo com uma lei religiosa.

Neste ano, se fortaleceu o movimento de ativistas pelo fim da proibição de dirigir. Mulheres de várias cidades têm desafiado a lei, saindo às ruas de carro. Pelo menos outras duas delas deverão ser julgadas até o final do ano.

Em março, a polícia prendeu a consultora de segurança de informática Manal Alsharif (foto), 32, por dirigir e colocar no Youtube um vídeo do percurso que fez na cidade de Kbobar. Ela foi liberada pela polícia sob a promessa de obedecer a lei. O vídeo foi deletado do portal, mas há cópias dele na internet.


O governo de Arábia Saudita é monarquia absolutista. O país tem uma polícia religiosa para punir quem ofende Maomé e desrespeita o Corão.  

Um comentário:

  1. Nos países orientais, as mulheres estão longe de ter acesso aos direitos e à liberdade de que dispõe as mulheres ocidentais. O fato é que, historicamente, o cristianismo valorizou as mulheres como nenhum outra religião, e a sua ampla influência no Ocidente permitiu os avanços em termos de direitos humanos que temos hj.

    ResponderExcluir