quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Anistiados/Demitidos no Governo Collor do Maranhão: Reunidos para os próximos passos.


Após cerca de quatro anos tramitando no Congresso Nacional, o PLS 372/08 foi aprovado pela CCJC do Senado. De autoria do Senador Edson Lobão Filho, o Projeto de Lei, reabre em 180 dias o prazo para todos demitidos e anistiados que havia perdidos os recadastramentos para análise em 2004 e para os que nunca entraram com processo reivindicando a volta ao trabalho.
Essa vitória dos trabalhadores aconteceu no dia 05 de outubro passado em Brasília, dezenas de anistiados de todo o país compareceram e se concentraram no auditório da CCJC do senador onde aconteceu a votação dos senadores, todos votaram em unanimidade no PLS.
No Maranhão, que infelizmente não conseguiu enviar um representante para acompanhar a votação, os demitidos/anistiados  foram mobilizados por Holândia Carvalho (ex- RFFSA) e Jorge Antonio (ex-CVRD), para um encontro com objetivo de informar a todos sobre a aprovação, fazer um balanço dessa fase desde 2008 e qual os novos passos. Estiveram presentes ex-funcionários da RFFSA, CVRD, CONAB e COLONE. No estado são cerca de mil trabalhadores em condições de retorno.
O Projeto irá agora para aprovação no plenário do Senado, se aprovado seguirá a Presidenta Dilma que terá um prazo de 60 dias para sancionar ou vetar parcial ou total.
Mulheres Guerreiras
Vale comentar que essa vitória, não teria acontecido se não fosse a grande liderança de homens como Carlão do Sindsep/DF, Dr. Ulisses do DF, Farinheira do movimento de SC, Wilson do RJ, Hamilton do DF, Morani do RJ, Mariante, Ronaldo, Ivo, Edson e grandes outros. Porém o que se destacou mesmo foi à forma aguerrida e incansável das nossas mulheres guerreiras. Elas com paciência e objetividade estão dando o tom dessa luta que já duram 20 anos. Podemos citar as nossas margaridas: Holândia, Yvana, Jô, Zezé, Elisângela, Rosângela, Socorro, Graça, Amélia Mara, Regina, Laila, Alessandra as deputadas Manoela D’Ávila PCdoB/RS e Érica Kokay PT/DF e tantas outras. Desculpe-me se esqueci de alguém, faça comentários lembrando.
Agora está chegando à hora da nossa “Presidenta Margarida”, fazer a sua parte que é a mais importante, acelerar a votação no senado, orientando as lideranças de bancada a aprovarem logo o PLS e ao chegar a suas mãos sancioná-lo sem titubear, numa consciência maior de estar resolvendo a situação de milhares de senhores e senhoras que mostrarão que o que é valorização do trabalho quando chegarem aos seus postos com as suas dignidades resgatadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário