quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Oposição também sofre processo de fritura com resistência de Orlando Silva


Ministro Orlando Silva, não abre mão da moral
O ministro do Esporte Orlando Silva, participou da audiência pública na comissão especial da Lei Geral da Copa, na Câmara dos Deputados, na terça-feira.

Deputados sem talento para um confronto de alto nível e sem autoridade moral, como ACM Neto (DEMos/BA), se mostraram irritados, e partiram para a baixaria, atacando o ministro muito acima do tom, praticamente querendo expulsá-lo dali.

O líder do governo, Paulo Teixeira (PT-SP), rebateu a baixaria, respondendo que era mais uma tentativa da oposição de atrapalhar a Copa:  “Foi assim no caso da RDC (Regime Diferenciado de Contratação) e agora na Lei da Copa”, disse.

Na audiência o ministro não aceitou as provocações e ateve-se ao tema. Esclareceu que não há nenhuma violação da soberania nacional, e nem suspenção de leis, como o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor, que continuarão valendo no evento.

O presidente da Comissão de Turismo, Desporto e Lazer, Jonas Donizete (PSB-SP), lembrou da importância da negociação do Parlamento com a FIFA. “Não podemos demonizar a FIFA. Foi o Brasil que escolheu ter a Copa. Só isso já rebate o argumento de que a soberania nacional esteja sendo ferida. Quando me perguntam, por exemplo, se a proibição da entrada com outros alimentos que não os vendidos no estádio não estaria ferindo nossa legislação, lembro que outros eventos já têm essa política, só permitindo o consumo de produtos vendidos na casa”, afirmou.

Fritura da oposição

É do jogo a oposição atacar ministros do governo com os poucos argumentos que encontra, mas quando ataca com tom de arrogância, falta de educação, e acima da razoabilidade, recaindo na baixaria, vira tiro no pé.
Basta lembrar o mau resultado nas urnas em 2006, dos parlamentares mais agressivos na CPI dos correios. O próprio ACM Neto só decaiu de lá para cá.

A TV câmara tem baixa audiência, mas quem viu, e não é demo-tucano fanático, não gostou.
O Jornal Nacional repetiu ACM Neto dizendo querer o ministro fora do Ministério de forma agressiva. A edição do telejornal, ainda por cima fez cortes de forma a não apresentar a defesa do ministro.

Pode parece bom para a oposição, mas não é. A grande maioria dos telespectadores enxerga uma relação entre algoz e vítima. O senso comum não gosta de ver injustiça.

Se eu fosse a Presidenta, teimaria em manter o ministro no cargo, enquanto ele for inocente. Há algum desgaste inicial, mas quem sofre um processo de “fritura” é oposição e a própria imprensa, em intermináveis acusações sem provas. No final, provando a inocência, o povo volta-se contra os detratores.

Basta lembrar do quanto o povo achou o tratamento injusto dado à Lula em 2005, e dado à Dilma desde 2008.

Um comentário:

  1. ENQUANTO O MINISTRO ESTAVA ACUADO NA FRIGIDEIRA DA CÂMARA., O FHC ESTAVA A CONVITE DO DEMO-PT, JANTANDO COM A PRESIDENTE DE REPÚBLICA E SIGNIFICATIVAS CELEBRIDADES INTERNACIONAIS, DISCUTINDO DIREITOS HUMANOS.ALGUM FANÁTICO DO PC DO B QUE MENDIGA UM MINISTERIO PARA TIRAR O PÉ DA LAMA SE HABILITA A EXPLICAR ESSE CONTRASTE....?

    ResponderExcluir