sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professor trabalha dobrado para complementar renda e o Governo Roseana aplica 171 na classe.


A maioria dos professor@s do nosso estado tem que trabalhar dobrado e dividid@s entre duas escolas. Esses dados coincidem com o do Ministério da Educação onde mostra que, em 2009, 40% dos professores da Educação Básica no país atuavam em mais de um turno, sendo quase 33% em dois e os outros 7%, em três períodos.

Segundo as estatísticas, 18% dos docentes lecionavam em duas escolas e 3% em três estabelecimentos.
Pesquisa realizada em 2007 pelo Ibope Inteligência para a Fundação Victor Civita apontou que 51% dos professores dobram a jornada e que 19% deles dão aulas em até três períodos. O estudo também mostrou que os professores gastam, em média, 59 horas por semana em atividades relacionadas ao trabalho.

Deste total, praticamente 50% correspondem a horas em sala de aula. E que, diariamente, cerca de 3 horas são gastas para ir de casa à escola ou em deslocamentos entre escolas onde lecionam.

Os números do MEC apresentam resultados muito diferentes do estudo. O que se pode considerar é que os dados oficiais não incluem professores de turmas de atividade complementar e que os docentes são contados uma única vez em cada unidade da Federação, porém eles podem efetivamente trabalhar em mais de uma rede.

Pode-se considerar que quem dá aulas em duas cidades não entra na conta de duas escolas ou dupla jornada. E não é difícil encontrar professores pessoas nesta situação.

Mesmo que 40% da categoria faça dupla jornada, como apontam os dados oficiais, o número é significativo, quando se tem o excesso de trabalho como fator que prejudica a qualidade do ensino e a satisfação pessoal e profissional.

Como a educação no Brasil não é de período integral, salvo exceções, os professores acabam tendo dois empregos para complementar a renda.

O número excessivo de horas de trabalho acarreta estresse e problemas psicossociais. Quando o trabalho preenche o dia inteiro, a pessoa pode ter conflitos familiares, cobrança de atenção pelo cônjuge e filhos. É alto o número de professores que acabam tendo problemas de saúde e necessitando de licença médica, por conta das pressões no trabalho.

Amanhã dia 15 de outubro é comemorado o dia dos professores. E o Governo Roseana está preparando um grande presente para a classe: O PL 248/11 que reduz a GAM - Gratifcação por Atividade de Magistério, desvaloriza o magistério como todo e não respeita o Estatuto do Educador.

"O melhor governo da minha vida", significa trair os professores dando "presente de grego" aos mesmos.
Fonte de Dados: Correio do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário