quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os perigos do suplemento alimentar


Do site AreaH
Na busca pelo corpo perfeito muitas pessoas fazem qualquer sacrifício. Dietas milagrosas, malhações em ritmo frenético, alimentação incorreta e usam e abusam de medicamentos, anabolizantes e suplementos alimentares sem saber, de fato, qual a função de cada produto.

Na cidade de São Paulo, em 2003, 23,9% dos freqüentadores de academia consumiam algum tipo de suplemento, dos quais 77,0% eram do sexo masculino. Em 2008, na mesma cidade, foi observado consumo de 61,2% de freqüentadores de academia.
Engana-se quem pensa que os suplementos são inofensivos. Quando tomado adequadamente, seus efeitos podem ser satisfatórios e trazer resultados positivos ao corpo, mas é preciso ficar atento para não se tornar refém deste produto e não fazer com que seu uso seja maior do que o indicado.  

Aliado ou inimigo? Se consumido errado ou em excesso, os suplementos podem causar problemas ao metabolismo ósseo, renal e hepático

Ao contrário do que possa imaginar, o uso indiscriminado de suplementos alimentares pode causar diversos males à sua saúde. Falamos com o Dr. Murilo Dátillo, nutricionista, professor e especialista em Nutrição Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que nos listou tudo o que você precisa saber antes de comprar um suplemento alimentar.

O que são os suplementos alimentares?Os suplementos alimentares são produtos produzidos a partir de alimentos (fonte natural) e sua fórmula varia. São alimentos em pó ou líquido, feitos à base de carboidratos, proteínas, gorduras, aminoácidos, cafeína, vitaminas, minerais e etc... Cada tipo de suplemento conta com a presença ou ausência de cada um destes elementos, de acordo com o tipo de produto.

Os suplementos são utilizados como estratégia para que a pessoa possa aumentar o consumo de determinado nutriente ou substância, de maneira mais prática do que através da ingestão de um alimento. Mas é claro que seu uso só deve ser incluído na dieta se a alimentação tiver algum “buraco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário