terça-feira, 22 de novembro de 2011

A esperança vem de Havana


Cidade de Havana, CUBA
Pesquisadores cubanos registram a primeira vacina anticâncer de pulmão avançado e ampliam estudo com mil pacientes em outros países. A droga interrompe a evolução da doença e estende a sobrevida

Depois de várias décadas de esforços para encontrar uma vacina para câncer de pulmão — sempre sem resultados convincentes —, a boa notícia vem de Cuba, mais precisamente do Centro de Imunologia Molecular de Havana, onde um grupo de cientistas, comandados pela pesquisadora Gisela González, acaba de registrar na ilha a Cima Vax-EGF. O medicamento, resultado de mais de 15 anos de estudos, é da família das drogas biológicas. Trata-se de um anticorpo monoclonal (veja infografia) desenvolvido para ser aplicado em pacientes com a doença em estado avançado, nas fases 3 e 4.
A droga intercepta a progressão do tumor de pulmão de não pequenas células por um período de quatro a 10 meses, mas essa janela de alívio para o paciente — que melhora de qualidade de vida e não sofre efeitos colaterais — pode ser maior ou menor, dependendo da resposta ao tratamento, afirmam especialistas ouvidos pelo Correio. “Ao interromper o avanço da doença por esse período, a vacina também aumenta a sobrevida da pessoa e abre outras possibilidades de tratamento”, explica o oncologista Igor Morbeck, da Clínica Onco-Vida, em Brasília.


Fonte: Blog Saúde com Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário