segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O filho de FHC e a rádio Disney


Por Altamiro Borges

Elvira Lobato, repórter da Folha, informa hoje que o Ministério das Comunicações está investigando se o grupo estadunidense Disney ABC – um dos maiores impérios midiáticos do mundo – controla ilegalmente a rádio Itapema FM, de São Paulo, que usa o nome fantasia de “Rádio Disney”. A emissora pertence a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente FHC.

Oficialmente, o brasileiro de linhagem tucana detém 71% das ações da emissora e o grupo ianque controla o restante – o que se encaixaria no limite de 30% de participação estrangeira permitido pela Constituição nos meios de comunicação. Mas há suspeitas de irregularidades. Pela lei, o controle do capital das rádios deve ser nacional e a programação deve ser comandada por brasileiros.

Leria Também:

Filho de FHC é testa de ferro da Disney

Uma estranha negociação

“O ministério quer apurar se os americanos têm ingerência sobre programação e operação da emissora, que funciona no prédio da Disney, e não no local informado à pasta... Dois executivos da Disney no Brasil - o diretor financeiro Richard Javier Leon, americano, e o diretor-geral Miguel Angel Vives Vives, mexicano – têm procuração para autorizar empréstimos, emitir cheques e vender bens da emissora, o que denotaria poder de gestão”, informa Elvira Lobato.

Fundada em 1923, a Disney está entre os dez maiores conglomerados midiáticos do mundo. Ela é dona da rede de TV aberta dos EUA ABC, de 72 estações de rádio, além de estúdios, gravadoras, produtoras, parques e canais por assinatura. Já a Rádio Itapema pertencia ao ex-governador Orestes Quércia, que ganhou a concessão no governo José Sarney. Em 2007, ela foi vendida ao grupo RBS, afiliado da TV Globo, e, logo na sequência, para a Rádio Holding, de propriedade de Paulo Henrique Cardoso.


Fonte: Blog do Miro e do Marcio Tavares
Foto postada pelo blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário