segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ao contrário daqui de São Luís, apoio do PP ao PCdoB em Porto Alegre(RS) vai ser decidido no voto


Pré-candidata Manuela do PCdoB
Diferente do que aconteceu em São Luís onde o PP precisou do PCdoB para marchar juntos nas eleições 2012 com a pré-candidatura a prefeito de Tadeu Palácio, seguindo os critérios de gestão política, agregação de forças políticas e pesquisas quali e quanti, em Porto Alegre a situação está ao contrário, o PCdoB precisa do apoio do PP, para somar na pré-candidatura a prefeita de Manuela D'Ávila, porém será no voto do diretório progressista gaúcho hoje (11/06) a partir das 19 horas. Veja abaixo, trechos da matéria "PP decide hoje entre Fortunati ou Manuela em Porto Alegre", reproduzida da revista Sul21:

Por Samir Oliveira da Sul21

Será uma longa noite para os 101 integrantes do diretório porto-alegrense do PP. Eles decidem nesta segunda-feira (11), no voto, a partir das 19h, quem o partido apoiará nas eleições de outubro deste ano. A executiva da Capital e a bancada de vereadores estão unidas em torno do prefeito José Fortunati (PDT), mas uma ala liderada pela senadora Ana Amélia Lemos defende o embarque no palanque da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB).

Apesar de os apoiadores de Fortunati garantirem que a decisão será favorável ao pedetista, o grupo pró-Manuela tem crescido significativamente graças ao empenho de Ana Amélia. A senadora conseguiu unificar as bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados em torno da comunista, deixando o diretório de Porto Alegre numa posição dissonante do restante das esferas partidárias.

Mas a ala contrária está insatisfeita com o pouco espaço do PP na prefeitura e vê nos comunistas uma oportunidade de alavancar o partido na Capital, já que os progressistas teriam direito a indicar o vice de Manuela.
   
Pré-candidato Fortunati do PDT
O deputado estadual Mano Changes é um dos principais fiadores da candidatura de Manuela D’Ávila entre a bancada do PP na Assembleia Legislativa. Afinado com a senadora Ana Amélia Lemos, ele acredita que uma decisão contrária à posição dela pode “deixar sequelas” no partido.

“O que está em jogo é o futuro do partido no Estado. Precisamos entender que temos uma grande líder e que isso é preponderante na política estadual. Temos uma oportunidade que pode unir e potencializar o partido ou que pode criar algumas sequelas”, avalia.

Ana Amélia é a aposta do PP para disputar o Palácio Piratini nas próximas eleições e alguns setores do partido temem que ela possa desistir de concorrer se for contrariada em Porto Alegre. Além da simpatia pessoal da senadora por Manuela, há também a avaliação de que um eventual apoio do PP ao PCdoB na Capital poderá fazer com que a comunista desembarque do palanque do governador Tarso Genro em 2014.

A reunião terá início às 19h e contará com falas de quatro representantes de cada lado. Os vereadores da Capital se pronunciarão pela defesa a Fortunati e em favor de Manuela falarão o presidente do diretório estadual, Celso Bernardi, o deputado Mano Changes, a senadora Ana Amélia e Miguel Wedy, um dos coordenadores do curso de Direito da Unisinos, cotado para ser vice caso o partido decida pelo apoio ao PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário