terça-feira, 19 de junho de 2012

Quilombolas acampam no ITERMA e criticam governo Roseana!


Um grupo com cerca de 150 lavradores quilombolas, de aproximadamente 40 diferentes comunidades do Maranhão, ocuparam ontem (18), no início da tarde, a sede do ITERMA (Instituto de Colonização e Terras do Maranhão).  Eles estavam acompanhados de agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT).  Além da pauta específica de cada comunidade, ligada a posse dos territórios, a ação é um protesto em relação às inúmeras terras públicas do Estado, que estão griladas, segundo eles, com a conivência do Governo de Roseana Sarney. Além disso, os manifestantes, que integram o Movimento dos Quilombolas do Maranhão (MOQUIBOM), reclamam do Sistema de Segurança estadual, que nada faz para conter os vários casos de violência no campo. 
Hoje, segundo recentes dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Maranhão é o estado brasileiro com maior número de conflitos no campo. Segundo este mesmo levantamento, somente neste ano de 2012, já morreram sete pessoas no Maranhão, por conta de disputa de terra. Entre os casos incluídos neste ano, estão de duas mulheres grávidas, que abortaram, por conta de ameaças promovidas por fazendeiros. 
Ontem, com os quilombolas gritando dentro do ITERMA, o presidente do órgão, Luiz Alfredo da Fonseca, tentou evitar um escândalo maior, reduzindo a repercussão da denúncia. Mostrando certo nervosismo, ele pediu, às 21h, que os manifestantes dormissem fora da sede do Instituto e, pela manhã de hoje, voltassem ao local para discutir uma pauta de reivindicação.  Ele inclusive já tinha um lugar para hospedar os manifestantes. 
“Não! Nós vamos ficar!” Disseram os quilombolas diante da proposta de um constrangido e impaciente Luiz Alfredo. Eles mantiveram a decisão de dormir dentro do prédio público administrado pelo governo do Estado do Maranhão. No fim da tarde, segundo a CPT, os representantes do governo chegaram a ameaçar mandar a polícia para retirar os manifestantes. Mas, tudo não passou de um blefe. Na verdade, o atual governo do Maranhão, adoraria cometer um ato de força, mas, nesta conjuntura, não tem a mínima autoridade moral para tomar uma atitude como esta.
E agora filha de José

E a revolta dos quilombolas com o atual governo do Estado é grande. Após ocupar à sede do ITERMA, eles se concentraram no auditório do órgão e, como gesto simbólico, tiraram a foto oficial de Roseana Sarney Murad que se encontrava na parede.

Ao longo do debate de ontem, os quilombolas insistiram na questão de que a violência, por conflito agrário, campeia em todas as regiões do Maranhão. Como exemplo recente eles falaram, além do aborto das duas camponesas, de uma casa que foi queimada no município de Pirapemas. Hoje, o grupo de quilombolas, assessorado pela CPT, vai encaminhar uma carta para Roseana Sarney. O documento será divulgado para a imprensa.  Ao que tudo indica, todo oba-oba feito pela governadora e por José Sarney, em torno da aparente “solução” do Caso Décio, não sensibilizou nem um pouco as comunidades quilombolas do Maranhão, que diariamente são vítimas de todo tipo de agressão, cometidas com a benção do poder político estadual.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário