sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A cultura maranhese perde um dos seus melhores


Extraído Do Blog Nilson Ericeira  
Uma notícia triste abala Arari e os ararienses. Faleceu nesta manhã em São Luís, o Secretário de Cultura de Arari, Bil de Jesus. A notícia de seu falecimento me foi passada agora por uma fonte do município. O corpo será velado no Arari Clube, em virtude da multidão que se aglomera na ruas de Arari. Neste momento o corpo de Bil passa na Avenida Doutor João da Silva Lima. (19:23).  

Bil de Jesus exerceu cargos importantes na Secretaria de Cultura de Arari e ultimanete era o titular da pasta. Chegou a Arari em 1986, por influência de seus amigos doutor José Luís e professora Mary Ferreira. Daí em diante, justiça seja feita, foi valorizado e reconhecido pelo atual prefeito.

Participou ativamente da organização das festas da Associação Mirim, Festival da Melancia e manifestações culturais que são marcas em Arari. Tido por todos como cidadão arariense, Bil de Jesus é filho de Buriti de Inácia Vaz.

Os filhos de Arari rendem uma homenagem a Bil de Jesus na certeza que a sua história em Arari, confunde-se no seu aspecto cultural, com a história da cultura de Arari, de sua chegada até a sua despedida. E como a cultura dse um povo não morre, mas transporta-se, Bil estará em cada manifestação e em todo folclore (folk-clore) alegria de um povo.

Lembro-me de suas roupas de saco e dos primeiros ensaios com a turma no salão da Fundação Cultural. Tinha particular amizade e admiração por ele e as divergências políticas de opinião nunca nos separam.

Lembro-me do refrão cantado por ele: “Mirim, Mirim, Vento forte no sambar e no esporte...”

Com essa despedida fica a saudade de um povo que se fortalece na transpiração de seus líderes e se reconhece nesta dor insuportável. Tem notícia que o jornalista não se sente bem ao noticiar, este é um caso.

Até um dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário