quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mais um líder de ocupação, trabalhador rural é assassinado no Pará


Trabalhadores rurais na mira da bala
Da Revista Sul 21
Um trabalhador rural foi assassinado nesta quinta-feira (25) em Marabá, no Pará. É o quarto agricultor assassinado nos últimos tempos no Estado, o mesmo onde moram mortos os extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo. Informações preliminares dão conta de que Valdemar Oliveira Barbosa, assassinado nesta quinta, vinha recendo ameaças de um fazendeiro.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) informou que o assassinato ocorreu nesta quinta, por volta das 10 horas, quando dois pistoleiros que trafegavam em uma moto assassinaram a tiros Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí. Ele trafegava de bicicleta pelo bairro de São Félix, no município de Marabá, no Pará.
Integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá, Valdemar coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar em Marabá, onde ajudou a organizar uma ocupação urbana na Folha 06, bairro Nova Marabá, onde estava residindo.
Há mais de um ano, Valdemar passou a coordenar um grupo de famílias que ocupava a Fazenda Califórnia no município de Jacundá. No final do ano passado, as famílias foram despejadas da fazenda pela Polícia Militar do Pará. Piauí não perdeu o contato com as famílias e ameaçava voltar a ocupar novamente a Fazenda.
De acordo com informações obtidas pela CPT, a Fazenda Califórnia está localizada a 15 km de Jacundá e, além de pecuária é envolvida com a atividade de carvoaria. Pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel. O assassinato de Piauí pode ter ligação com a tentativa de reocupação da fazenda.
Após três meses, apenas os assassinatos dos extrativistas de Nova Ipixuna foi parcialmente investigado. Dos 6 homicídios, ninguém foi preso até o momento.
Com informações da Comissão Pastoral da Terra e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário