terça-feira, 2 de agosto de 2011

Presidente de Cuba avisa que resistir a mudanças será inútil


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
O presidente de Cuba, Raúl Castro, criticou ontem (1º) a “inércia” e “indiferença” dos cubanos na aplicação das reformas, propostas em abril. O objetivo do pacote com mais de 300 medidas é evitar o colapso da economia no país. Castro disse ainda que resistir às mudanças será inútil.
“O maior obstáculo que enfrentamos no cumprimento dos acordos do 6º Congresso [do Partido Comunista de Cuba] é a barreira psicológica formada pela inércia, o imobilismo, a simulação ou dupla moral, a indiferença e insensibilidade, que estamos obrigados a ultrapassar com firmeza”, disse Castro.
O presidente discursou durante a sessão de encerramento do plenário da Assembleia Nacional em Havana que analisou e ratificou as propostas de reforma na área econômica no país. “Seremos pacientes e perseverantes diante das resistências à mudança, sejam essas conscientes ou inconscientes. Alerto que toda a resistência burocrática ao estrito cumprimento dos acordos do Congresso, apoiados massivamente pelo povo, será inútil”, disse ele.
Castro disse que jamais foi favorável a “mudanças bruscas” optando “raciocinar, convencer, educar e somar”. “Sem mudar a mentalidade não seremos capazes de cumprir as mudanças necessárias para garantir nos manter”, disse.
De acordo com dados do governo, a economia cubana cresceu 1,9 % no primeiro semestre de 2011 em relação a igual período do ano anterior e que as previsões apontam para um crescimento de 2,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) até finais de ano.
O pacote de mudanças inclui a abertura para investimentos privados, compra de imóveis, permissão para viagens ao exterior e incremento no setor agrícola. Desde de 1960, Cuba sobre embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, o que afeta diretamente a economia interna e externa do país.
Os cerca de 12 milhões de cubanos sofrem com as restrições no abastecimento de água e energia, além de produtos de limpeza e até de alimentação. A economia de Cuba é baseada na entrada de divisas – de cubanos que enviam dinheiro do exterior –, turismo e exportação de níquel.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e do site oficial do governo de Cuba, Cubanet.

Um comentário:

  1. SERÁ QUE FIDEL CASTRO TEM UM TERCEIRO IRMÃO.ASSIM SERIA MAIS FÁCIL RESISTIR A MUDANÇAS.SÃO COISAS DO PT TAMBÉM. NO PROGRAMA POLÍTICO DO PMDB, MACACHEIRA SOLENEMENTE TRAVESTIDO DE VICE GOVERNADOR, DISSE QUE SE ALIARA AO MODEBRA PARA PROMOVER UMA GRANDE RENOVAÇÃO NO MARANHÃO. E O PRIMEIRO ATO DE RENOVAÇÃO FOI ELEGER ROSEANA GOVERNADORA. VIVA CUBA

    ResponderExcluir