sábado, 27 de agosto de 2011

Olimpíadas: Maracanã será o palco da abertura e encerramento


O futuro Complexo Maracanã
Do Correio do Brasil
O estádio do Maracanã será o palco da cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, anunciou a secretária estadual de Esportes do Rio de Janeiro, Márcia Lins, nesta sexta-feira.
É a primeira vez na história do evento que um estádio não-olímpico sediará as duas cerimônias, disse ela. Márcia lembrou que na China o evento foi realizado no estádio olímpico conhecido como “Ninho de Pássaro” e que em Londres, no ano que vem, também ocorrerá no estádio olímpico da capital inglesa.
– Sempre acontece no estádio olímpico. O Maracanã não é um estádio olímpico, mas pelo simbolismo, glamour e história, será no Maracanã –, disse ela.
– O nosso estádio olímpico é o João Havelange (Engenhão). Nós decidimos que quem vai abrir e encerrar é o Maracanã pela representatividade no imaginário mundial e internacional que o Maracanã tem.
Segundo ela, o estádio também sediará os jogos da etapa final das Olimpíadas de 2016.
O estádio passa por obras de modernização e adaptação para a Copa do Mundo de 2014. Os investimentos são de quase R$ 1 bilhão.
Na semana passada, operários da obra iniciaram uma greve que durou cinco dias e entre as reivindicações dos trabalhadores estavam melhorias na condição de segurança e trabalho.
– Não será uma paralização de cinco dias que vai prejudicar o nosso cronograma. Estamos com o cronograma mantido. A obra ficará pronta no fim do ano que vem e no início de 2013 faremos adaptações de estruturas provisórias para a Copa das Confederações –, disse a secretária.  
De acordo com ela, a fase de demolições no estádio deverá ser finalizada em um mês e, a partir de outubro, deve começar a fase de construção de estruturas novas.
– O efetivo de trabalhadores deve dobrar dos atuais de 2 mil para 4 mil empregados até o final do ano –, disse ela.
O Maracanã vai sediar jogos da Copa das Confederações e será palco da final da Copa de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário