quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Veja mais 02 videoclipes que concorrem a melhor do ano no VMB


Por Guilherme Bryan
Do Yahoo notíciais
Esqueça Restart, Luan Santana, Sandy, Wanessa e companhia. Entre os dez indicados ao Video Music Brasil, prêmio concedido pela MTV Brasil, de melhor videoclipe do ano, não aparece nenhum desses artistas mais populares. Sinal de que a premiação está se levando mais a sério e valorizando produções de qualidade.
Os internautas poderão votar (vmb.mtv.uol.com.br)em apenas quatro categorias, incluindo a de melhor videoclipe, e os vencedores serão anunciados em 20 de outubro, numa festa nos Estúdios Quanta, em São Paulo, que terá transmissão ao vivo pela emissora. Um bom exercício é comparar esses indicados com os do VMA e descobrir como os realizadores de videoclipes brasileiros são talentosos e criativos.

Veja a seguir a lista desses dez indicados e o que possui de especial e vamos divulgar mais 02 (dois) vídeos da sequência, prometendo em divulgar os 06 (seis) restantes em breve:
1 — Subirusdoistiozin — Criolo — Direção: Tom Stringhini e Alexandre Casagrande
Videoclipe que mostra a história de dois garotos e de dois homens, com ótimos efeitos sonoros, que modificam totalmente a canção com a inserção de ruídos e falas; a incrível passagem de tempo por meio de dois diferentes tipos de rádio; e a atuação sempre magistral do veterano Abrahão Farc. O final é surpreendente.
2 — Então Toma — Emicida. Direção: Fred Ouro Preto
Com referências evidentes aos seriados policiais dos anos 70 e os videoclipes dirigidos por Spike Jonze, essa produção muito bem-humorada e denominada "o maior filme de todos os tempos" merece atenção pela edição esperta, a utilização de efeitos gráficos, imagens filmadas em ângulos inusitados e a narrativa policial.
3 — Banho de Bucha — Garotas Suecas. Direção: Arthur Warren e Suza
A presença do ex-dançarino do É O Tchan, Jacaré, e a grande utilização de efeitos visuais, principalmente de chroma-key e bastante retrô, garantem a diversão. A variação imensa de cores e a multiplicação do dançarino na tela também são destaques.
4 — É Preciso (A Próxima Parada) — Jota Quest. Direção: Conrado Almada
Conrado Almada aposta na técnica do "stop motion", como já havia feito com Sandy e Skank, e divide a tela em várias janelas, que se completam a partir de fotos das antigas polaróides. Não tem nada de tão original, mas é bem atraente pela inserção de vários ruídos visuais e pelos desenhos em imagens de diferentes origens e cromaticidades.
5 — Andei — Lurdez da Luz. Direção: João Solda
A banda caminha, cantando, e vai atraindo novos amigos por onde passa. Você já viu isso em algum outro lugar, não? Mas desta vez não se trata de plano sequência e foi registrado pelas ruas do centro de São Paulo. É quase uma versão mais moderninha de "Mama África".
6 — Nem Fé Nem Santo — Mallu Magalhães. Direção: Fabricio Pires Bittar de Carvalho
Mallu Magalhães canta o tempo todo olhando para a câmera, de vestido bege e enfeites no cabelo. Interagindo com ela, na frente ou ao fundo, aparecem diversos desenhos, como maquetes ou cenários teatrais. Mais uma vez não há nada de muito original. Não dá para não rir da sequência em que um varal cheio de roupas passa na frente dela.
7 — O Tempo — Móveis Coloniais de Acaju. Direção: Steve ePonto
Videoclipe muito divertido que se vale de outra mania nos videoclipes — as dancinhas bizarras. Com a maior parte das imagens bem aceleradas, os integrantes da banda dançam, cantam, gesticulam e movimentam os braços diante do que parece ser um estacionamento coberto e atrás de um vidro sendo grafitado. Há aqui um meticuloso trabalho de pós-produção.
8 — Só Agora — Pitty. Direção: Ricardo Spencer
O videoclipe se passa em 1976, um ano antes de Pitty nascer. Para transmitir veracidade, o diretor Ricardo Spencer resolveu filmar tudo em Super-8, numa chácara em São Paulo, reunindo amigos e filhos de amigos da artista. Também houve grande cuidado com cenários e figurinos, e até mesmo os carros são os da época.
9 — Nightwalker — Thiago Pethit. Direção: Vera Egito e Renata Chebel
Estrelado por Alice Braga, esse videoclipe foi filmado nas ruas de São Paulo e faz referência à personagem de Sônia Braga, tia da atriz, no filme "Eu Te Amo", dirigido por Arnaldo Jabor, em 1981, com direito a maquiagem preta carregada e o vestido prata de lantejoulas. Interessante é o efeito produzido pela dublagem que a atriz faz do cantor.
10 — Antimonotonia — Mombojó. Direção. Fernando Sanches
Esse videoclipe ainda não estreou e nem está disponível. Certamente, só a direção da MTV Brasil já teve acesso a ele. Pelo trailer, dá para imaginar que se trata de uma brincadeira com os filmes de ficção científica, com pessoas fantasiadas e um cenário que simula planeta perdido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário