quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vitória histórica da UNE: Passe livre no Rio.


Começou a valer nesta segunda-feira (1) o Bilhete Único Carioca Universitário (BUC) para alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e cotistas de políticas afirmativas no município do Rio de Janeiro. Essa foi uma conquista histórica da UNE e da UEE-RJ durante a Jornada de Lutas deste ano, no mês de março, após uma passeata que culminou na ocupação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por mais de 3 mil jovens. Foi um momento de grande celebração do movimento estudantil, quando os vereadores aprovaram o benefício, em segunda discussão, por 42 votos contra apenas um.
Pela proposta aprovada, que contou com o apoio do prefeito Eduardo Paes (PMDB), cada estudante pode usar o benefício em no máximo duas meias passagens diárias, sendo 44 por mês e não cumulativas. A empresa que descumprir a lei será penalizada com uma multa de R$1.100, que poderá dobrar em caso de reincidência.
O novo presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Igor Mayworm, enxerga que esta vitória é um grande avanço no sentido de democratizar o acesso à universidade e incentivar a permanência dos jovens dentro das escolas. Mas, “é preciso encarar essa conquista como um suporte para fortalecer e impulsionar a luta pra que todos os jovens tenham acesso ao passe livre estudantil”, como ele mesmo pontua.
“A UNE sempre entendeu a educação como um direito de todos e todas e um dever do Estado. Para nós, a democratização do ensino no seu acesso e na sua permanência sempre foram eixos importantes para fazer da educação um fator de desenvolvimento e emancipação social. Essa nossa conquista foi fruto de muita mobilização. Mas, a luta por uma assistência estudantil ampla é uma luta que ainda requer muitos avanços. Neste sentido, é necessário que sejam criadas metas efetivas de combate a evasão. E vamos lutar para isso”, avaliou Igor Mayworm.
Fonte: Site da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário