sábado, 27 de agosto de 2011

Educação / Cultura Popular


Da ANF*
Há muito a escola é mera reprodutora da ideologia burguesa e não contempla às necessidades populares. Vem aí uma reforma com o viés de profissionalização – para nos transformar em mão de obra barata, agora qualificada – mas será no mesmo estilo à que está aí, apenas para tentar salvar a ideologia burguesa, para nos incluir no sistema com medo de nossa revolução.
É óbvio que temos que frequentar a escola. Isso não se discute, pois é só a partir do diploma que teremos um espaço na sociedade. Aprenderemos algumas coisas boas também, se tivermos sorte e pegarmos docentes que ainda não tenham desistido. Esse lance de ter o diploma, a meritocracia, a cada ano se intensifica. Antes era necessário ter faculdade para uma boa qualificação. Agora, como estamos chegando à ela, é necessário pós, mestrado, etc…É um dos instrumentos mais poderosos de distinção social, para separar ricos e pobres no mundo de trabalho capitalista.
Mas, como somos criativ@s, temos encontrado modos de viver bem e com dignidade, sem nos rebaixar ao que o sistema quer. Sem entrarmos no tráfico, na criminalidade…E sem dependermos só do pagode, futebol…Estamos produzindo arte, cultura e conhecimento. Hoje quando conseguimos chegar na faculdade não precisamos mais repetir a ideologia capitalista, pois temos teorias que partem de nossa realidade e a partir delas podemos produzir conhecimento. Quando aprendemos uma profissão, pensamos formas alternativas de usá-las para o nosso bem e não precisamos mais nos submeter a um salário de miséria imundo que o sistema quer nos dar para que não ganhemos o necessário para uma vida boa….O caminho é esse! Somos pouc@s ainda, mas estamos crescendo, nossas redes estão aumentando e junt@s vamos mudar essa parada.
Vai dois vídeos para pensarmos no assunto:
*ANF - Agência de Notíciaisl das Favelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário