segunda-feira, 18 de julho de 2011

Daniel Iliescu é eleito presidente no 52º CONUNE


Escolha consagra campanha árdua do Movimento Transformar o Sonho em Realidade.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) finalizou o maior Congresso de sua história neste domingo (17), elegendo o jovem Daniel Iliescu, do Rio de Janeiro, como seu novo presidente. Oito mil estudantes de todo o Brasil participaram do Congresso em Goiânia, que em sua etapa preparatória nos estados reuniu os votos de mais de 1,5 milhão de alunos de universidades públicas e particulares. Houve, no total, votação em 97% das universidades de todo o país. O encontro marcou um novo recorde de participação dos jovens neste que é o maior e mais importante fórum do movimento estudantil brasileiro.

A chapa de Daniel Iliescu, "Movimento estudantil unificado para as mudanças do Brasil", foi eleita com 2,369 mil votos, o que representa 75,4% dos votos dos 3.138 delegados credenciados que votaram no 52º Congresso. Concorreram também as chapas, "Oposição de Esquerda" (18,5% - 581 votos), "MUDE - Movimento UNE democrático" (5,8% 183 votos) e "Por uma nova UNE" (0,1% - 5 votos).
Em entrevista ao Portal UJS antes da eleição, Iliescu já adiantava quais seriam os principais desafios da gestão que agora está sob seu comando. "A UNE deve estar concentrada em interferir no debate educacional no Brasil, ajudando o país a investir 10% do PIB e 50% do Fundo Social do pré-sal na educação, a erradicar o analfabetismo e ampliar o acesso e a qualidade do ensino superior. A UNE deve convocar um grande debate do que há de melhor no pensamento brasileiro atual. Deve discutir com artistas, políticos, esportistas, jornalistas, acadêmicos sobre o Brasil da década que se inicia. Qual o projeto de país? Qual o papel do Desenvolvimento e da Educação?"
Com 26 anos nas costas, flamenguista e estudante de Ciências Sociais na UFRJ, Daniel pretende melhorar a participação da UNE na rede digital e ampliar os temas em discussão dentro da entidade, pois vê com bons olhos as mobilizações que se iniciam na internet e posteriormente acabam tomando as ruas de todo o país. E enquanto se prepara para ser professor, ele já começou a trabalhar dentro do movimento estudantil para transformar seu maior sonho em realidade: "Espero ver o fim do analfabetismo no Brasil em breve, se todos se empenharem".
Com informações de Estudantenet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário