domingo, 31 de julho de 2011

Domingo, dia de recordar: O teleférico do Tamancão


Postada em 13/07/2012

O teleférico do Tamancão


Teleférico: Solução de transporte 
Numa conversa um dia desses na feira, eu e os amigos Profº Joaquim Kicil e o Geógrafo Urbano Roberto César Cunha, discutíamos sobre transportes alternativos na nossa atualmente sofrida capital. O papo estava gostoso estávamos  tomando umas loiras geladas com salada de coisa nenhuma, quando  de repente o Profº Kicil acende uma lâmpada: " Que tal um projeto de um teleférico do alto do reviver, precisamente da D.PedroII ao Tamancão ou Ana Jansem, desafogaria por muito tempo o trânsito e beneficiaria milhares de trabalhadores do complexo Itaqui-bacanga."

Eu e o amigo geógrafo Roberto simultaneamente sentimos um grande flash de lucidez do Profº Kicil e começamos a discutir as grandes vantagens dessa luminosa idéia, as dificuldades técnicas e políticas. Técnicas sobre as condições da distância, da altura e que boa parte do trajeto passaria sobre a bahia, mas isso fica pra engenharia calcular não somos da área, mas já embolsávamos preocupações. Nos problemas políticos era com a vontade da mesma, através desse nosso governo municipal atual e até figuras progressistas que como de costumes acham justificativas para não apoiar idéias que vem do povo, como: "isso é muito caro",  "não é prioridade" ou "existem muito mais problemas para resolver do que este".
Praça D.PedroII: Parte alta do Reviver

Lembrando que na postagem deste blog do dia 08/07 " O Teleférico do Complexo do Alemão" tem vários objetivos sociais além de ser o meio de transporte alternativo de massa, servirá pra resgate a cidadania e a dignidade dos moradores, atenderá mais de 30 mil pessoa diariamente, destinará espaços para equipamentos de inserção social como nas suas imediações, bibliotecas, áreas de lazer, postos do vários órgãos públicos.

Agora eu pergunto se as comunidades da área do Itaqui-Bacanga não necessitam desses benefícios? A nossa cidade como todos os seus bairros não merecem ser mais tratada como uma grande capital do nordeste onde se detém o título de "Patrimônio Histórico da Humanidade"?
Tamancão: ligaria com vários bairros da Itaqui-bacanga

Acho que tanto os gestores atuais e futuros pretensos comandantes numa verdadeira concepção de pertencimento da cidade que vive e mora,  devem reeducar seus olhares e desenvolverem projetos cruciais para melhoria da qualidade de vida da nossa São Luís.

Nesse final de semana se dé tudo certo, estaremos na feira novamente perguntando para os outros frequentadores o que eles acham da idéia. E você o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário