segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sarney saiu voado pela tangente.


O Deputado Domingos Dutra (PT/MA) lamentou a ausência do Presidente do Senado, José Sarney, durante seu pronunciamento na Sessão do Congresso, na tarde da última quarta-feira(13). Ao olhar na lista de oradores que Domingos Dutra seria o primeiro orador, o Senador saiu da mesa e passou a presidência a Vice-Presidente, Deputada Rose de Freitas (PMDB/ES). O Parlamentar discorreu sobre as “inverdades” na entrevista concedida pelo Senador ao jornal Correio Braziliense, no último dia 8. 
“Gostaria que José Sarney estivesse presente para ouvir meus comentários sobre a série de bobagens que o Senador declarou na entrevista. Vou destacar alguns sofismas, algumas inverdades, para não dizer mentiras citadas na entrevista”, falou o deputado Domingos Dutra na tribuna.
No texto, Sarney diz que faz política sem clientelismo e destaca que não gosta de cargos. “O Senador é incoerente, pois, ele controla todos os cargos no Maranhão, detêm o controle dos cargos no Banco da Amazônia (Basa), em Belém. O Senador comanda cargos no Amapá e é dono do setor elétrico há décadas; Sarney também tinha um ninho na VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias e possui cargo na Caixa Econômica”, destacou o Deputado.
Na entrevista, “Sarney destina a culpa a quem não pode se defender, o Ex-Governador Jackson Lago – morto em abril deste ano – de ter difamado a imagem do Maranhão ao divulgar os indicadores negativos do Estado. Isso é uma injúria”, lamenta Domingos Dutra.
O Deputado citou pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) a qual aponta que o Maranhão é o Estado com o maior número de pobres no Brasil: 1,7 milhão de maranhense vive com menos de R$70,00. Domingos Dutra também fez menção aos números recém divulgados pela Revista Veja os quais equiparam o Maranhão com os países mais pobres do mundo: A renda per capita do maranhense é de R$510,00, menor que a renda de El Salvador; 14% da população está em extrema pobreza, idêntica à população da Indonésia; o Indicie de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,68, igual ao IDH da Namíbia; a expectativa de vida é de 68 anos, pior do que o Uzbequistão; a mortalidade infantil é de 36 crianças por mil nascimentos, maior do que a do Iraque; apenas 8% da população tem acesso à Internet, inferior ao do Sri Lanka.
“Não foi o Governador Jackson Lago o responsável pela desgraça a qual está o Maranhão hoje. A imagem negativa do Estado é por conta dos infelizes 57 anos de poder oligárquico da família Sarney”, enfatizou Domingos Dutra.
Sarney é cara de pau”
“Mas é muita cara de pau! Apoiou o Ato Institucional nº5 (AI-5) e foi conivente com a tortura. O maior exemplo é Manoel da Conceição que sobreviveu à torturas e permanece vivo para contar a história. Manoel foi preso e torturado no Maranhão, perdeu uma perna pela Polícia do Governo de José Saddam Mubarak Kadaf Sarney”, disse o Deputado ao proferir que Sarney serviu os militares durante vinte anos e que votou contra as diretas e que só pulou fora do barco quando viu que o regime militar estava no fim.
“José Sadam aproveitou a onda das ‘Diretas Já’ para se juntar a Tancredo Neves. Tancredo morreu – até hoje ninguém soube a causa –, e ele acabou assumindo. Era para ser apenas quatro anos no poder, ganhou um ano a mais em troca de dar canal de rádio e TV. Nesse período, Sarney deixou o Brasil com 86% de inflação. Fernando Collor disse que iria colocar Sarney na cadeia, e ele acabou governando junto com o Senador. Há muita coisa ainda obscura”, concluiu o deputado Domingos Dutra.
Fonte: GD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário