sexta-feira, 29 de julho de 2011

VALE cresce 55%, paga acionistas privados, não paga o governo, prestadores de serviços e explora seus operários da produção


A Vale sempre lucrando

A forte demanda da Ásia por minério de ferro e os preços mais elevados da maior parte dos produtos fizeram a Vale ter lucro recorde para um segundo trimestre do ano, atingindo 10,27 bilhões de reais, alta de 54,9 por cento em relação a igual período do ano passado.
A valorização do real frente ao dólar proporcionou um ganho cambial para a exportadora de 848 milhões de reais, contra ganho de apenas 52 milhões de reais no primeiro trimestre do ano, informou a companhia em comunicado ao mercado.
Em relação ao primeiro trimestre do ano, no entanto, quando obteve lucro de 11,3 bilhões de reais, houve queda de 9 por cento, por conta de uma venda de ativos de alumínio no primeiro período do ano.
A empresa também vem encontrando dificuldades de investir o total programado para o ano, por atrasos no licenciamento ambiental, desenvolvimento de projetos e obras de engenharia civil, e informou que investiu no primeiro semestre apenas 28 por cento do total de 24 bilhões de dólares previstos para 2011, ou 6,77 bilhões de dólares.
Carajás - reserva de minérios pra 200 anos
O preço de realização do minério de ferro vendido pela Vale no segundo trimestre ficou na média em 145,30 dólares a tonelada, contra 126,19 dólares do trimestre anterior e 91,93 dólares há um ano.
As pelotas, minério de ferro enriquecido, tiveram o preço elevado para 206,07 dólares a tonelada na média do segundo trimestre, contra 181,33 dólares a tonelada no trimestre anterior e 153,66 um ano antes.

RECEITA RECORDE

A receita operacional da companhia totalizou 15,3 bilhões de dólares, a maior da história da Vale e uma alta de 54,5 por cento em relação há um ano.
O volume de vendas de minério de ferro pulou de 57,7 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano para 62,6 milhões de toneladas no segundo. Já as vendas de pelotas ficaram praticamente estáveis, em 10,2 milhões de toneladas.
Grande produção de pelotas fazparte do "bulk materials"
A receita com níquel mais do que dobrou em um ano, atingindo 1,46 bilhão de dólares contra 820 milhões de dólares no segundo trimestre de 2010.
"A performance operacional e financeira registrada no 2T11 evidencia melhoria significativa quando comparada ao trimestre anterior e gera momento positivo para o futuro", afirmou a empresa em relatório enviado ao mercado.
O Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) no segundo trimestre foi de 14,8 bilhões de reais, contra 10,43 bilhões de reais há um ano.
Este é o primeiro balanço sob a gestão de Murilo Ferreira, que assumiu a mineradora no final de maio em substituição a Roger Agnelli. O mercado teme que com a entrada de Ferreira, ex-funcionário da Vale e escolhido pelo governo Dilma, a empresa sofra pressão para investir em áreas do interesse do governo.
Pelas normas contábeis norte-americanas, o resultado da Vale no segundo trimestre foi de 6,4 bilhões de dólares, abaixo da estimativa de cinco analistas ouvidos pela Reuters.

ÁSIA

Acionistas privados fazem a festa
A China aumentou sua participação na receita da Vale para 31,3 por cento, ante 29,5 pro cento no trimestre imediatamente anterior. Com isso, a contribuição da Ásia na receita da Vale subiu para 50,9 por cento, contra 49,1 por cento no primeiro trimestre.
Considerando as vendas por país, a China foi a responsável pela maior parte da receita, seguida pelo Brasil, com 18 por cento; Japão, com 11,4 por cento; Alemanha, com 6,3 pro cento; Estados Unidos, 3,8 por cento; e Itália, com 3,4 por cento.
Segundo a Vale, as vendas de "bulk materials" --classificação que inclui o minério de ferro, pelotas, minério de manganês, ferro ligas, carvão metalúrgico e térmico-- significaram 75,1 por cento da receita operacional da companhia no segundo trimestre, comparado aos 69,5 por cento registrados no trimestre anterior.
O aumento de vendas também representou ligeira elevação nos custos da companhia, de 9 para 9,4 bilhões de reais.
"No 2T11, o CPV (Custo de produtos Vendidos) subiu 381 milhões de reais numa comparação trimestre a trimestre. O aumento foi primeiramente devido a maiores vendas", informou.
A Vale trata com descaso a coisa pública


A empresa, que anunciou nesta quinta-feira o pagamento de remuneração adicional a acionistas no valor de 3 bilhões de dólares, informou que pagará na sexta-feira 5,83 bilhões de reais referentes a imposto devido, após decisão da Justiça brasileira em processo relacionado à inclusão de receitas de exportação na base de cálculo para incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
A Vale informou, no entanto, que o pagamento já estava provisionado e não afetará o lucro líquido da companhia.





Operários e prestadoras de serviço: pobres e fali

Enquanto isso não paga cerca  de 4 bilhões em royalties ao governo federal, os fornecedores de insumos e prestadores de serviços como a MAQUIPESA, WO, COVASP e a Logus levadas à banca rota devido calote da mineradora, promove extinção de empregos e paga baixos salários aos seus trabalhadores da produção. Indo de encontro a toda política priorizada do Governo na agenda social e econômica do País: crescimento, geração de emprego e de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário