terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Protesto contra a Vale deixa um morto e vários feridos na Colômbia

Uma manifestação contra a Vale que começou na terça, do dia 14, na cidade de La Loma, no departamento de Cesar, na Colômbia, já contabiliza um policial morto, vários feridos e casas e carros incendiados. A dificuldade em se avançar nas negociações sobre o reassentamento de três comunidades foi o estopim para a crise. Os moradores têm sofrido com a contaminação gerada pela mineradora, muitos estão doentes, e exigem que a negociação seja feita diretamente com a empresa, não apenas por intermédio do governo.

O protesto começou em Plan Bonito, onde a estrada e a linha férrea que escoam o carvão foram interrompidas. Mais de 100 caminhões com capacidade de 35 toneladas cada não puderam passar, assim como um trem com 135 vagões que carrega 60 toneladas de minério cada um. Ao saber do bloqueio, os moradores de La Loma também organizaram uma manifestação, que terminou em conflito com a chegada da polícia anti-distúrbios, um grupo especial da Polícia Nacional da Colômbia. O clima é tenso no local.

Os moradores de La Loma exigem que a Vale remova o depósito de rejeitos da mina e que comece a fazer aterros, além de interromper o corte de eucaliptos, única proteção ambiental da região. Os manifestantes querem também investimento em capacitação e oportunidades de trabalho, e poder negociar diretamente com um representante da Vale da Colômbia ou do Brasil. As negociações até o momento têm sido através do Fundo Nacional de Desenvolvimento – FONADE, uma instituição do governo colombiano contratada pela empresa, mas que não tem cumprido com prazos e exigências da população.

Na Colômbia a Vale produz carvão térmico extraído da mina a céu aberto El Hatillo. Localizada ao lado da cidade de La Loma, a mina ocupa uma área de 9.693 hectares. A empresa opera também o Porto de Rio Córdoba, situado na costa caribenha do departamento de Magdalena, e conta com 8,4% de participação na Ferrocarriles Del Norte de Colombia S.A. (FENOCO), que administra a ferrovia de ligação entre as operações de carvão da Vale e o porto. As mineradoras Drummond, Glencore e CNR também exploram minério no departamento de Cesar.
 
Manifestações contra a Vale se espalham pelo mundo

Desde o começo do ano houve praticamente um protesto popular por semana contra a Vale, com bloqueio das operações da empresa. Em janeiro e fevereiro, houve manifestações em Açailandia e Buriticupu (Maranhão, Brasil), Cateme (Moçambique), Sudbury (Canadá), Morowali (Indonésia) e agora na Colômbia. Já em Altamira, no Pará, onde a Vale é sócia do consórcio que constrói a hidrelétrica de Belo Monte, manifestantes ocuparam a primeira barragem do rio Xingu e interromperam os trabalhos das máquinas.

Coincidentemente, o último conflito na Colômbia aconteceu exatamente nos dias em que a Vale divulgou seus lucros bilionários e novos recordes de investimento e renda. “São duas faces do mesmo ‘desenvolvimento’, que atropela sem escrúpulos as comunidades que habitam as regiões onde a Vale faz seu lucro estratosférico”, afirma Andressa Caldas, do Movimento Internacional dos Atingidos pela Vale.

Recentemente a empresa foi escolhida a pior corporação do mundo no Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial. Criado em 2000, o Public Eye é concedido por voto popular em função de problemas ambientais, sociais e trabalhistas, e entregue durante o Fórum Econômico Mundial, , na cidade suíça de Davos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O tema negro na poesia americana

Por  Rolando López del Amo*

A UNESCO declarou 2012 como Ano Africano de descida e isso também trouxe um interesse especial sobre a situação de africanos de pele negra fora da África. Anteriormente, a própria UNESCO, através do seu "Rota do Escravo", vinha trabalhando sobre a questão da escravidão maciça africanos de pele negra que ocorreu após a conquista e colonização das Américas pelas potências coloniais Europa, principalmente Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Embora a escravidão é uma instituição antiga e caracterizou o modo de produção que surgiu a partir da comunidade primitiva e levou em conta a etnia ou cor da pele, a sua substituição por modos de produção feudais e burgueses estabelecidas novas formas de exploração de trabalhadores, tornando esta escravização de africanos particularizado em couro preto, que foi caracterizado como fenômeno oceânico, distinto do usual cativeiro-uma questão de condenação universal. Vamos dizer que havia uma outra noite, após a escravidão transoceânica, neste caso chinês como trabalhadores contratados trazidos em condições desleais e com o tratamento igual ou pior do que o dado aos escravos africanos.

 Anteriormente, em Cuba, a escravização da população indígena foi disfarçada sob o eufemismo de "parcelas" ou atribuições de escravos indígenas para os conquistadores espanhóis sob o pretexto da cristianização, que dizimou essa população. O resto dos povos indígenas da nossa América, foi também sujeito à servidão.
Mas os programas UNESCO também podem ser usados ​​em adição ao facto desagradável de terminação da escravidão Africano nos Estados Unidos para aprofundar o impacto da população forçadas a migrar para as novas terras a que foi conduzido.

Sabemos da ciência moderna, embora ele declarou que, no século XIX e José Martí se refere a ele, que os seres humanos se originou no que hoje é a África, de modo que, em última instância, ou primeiro, todos os são de ascendência Africano. Mas esse impulso inicial, veio a enorme diversidade de vida agora integrar os sete bilhões de habitantes do planeta Terra. Muito para o destino dos cubanos, e sentimos que saber o resultado mais universal da mistura de pelo menos quatro continentes.

Como nosso Guillen em seu Filho # 6: Estamos juntos de longe, / jovens, velhos, / preto e branco, todo misturado.Acho que há muito a agradecer a Monica Mansour para o trabalho que nos dá e Abel Prieto e Iroel Sanchez, que insistiu que esta questão foi feita em Cuba.Uma vantagem desta antologia é que todos os poemas publicados nas línguas em que foram escritos, além de uma versão em espanhol em que foram escritos em outras línguas. Mas, além da seleção rigorosa dos autores e poemas, o livro apresenta um prefácio para a edição cubana e uma introdução, escrita pelo autor da antologia. A introdução é um breve ensaio, que inclui, a partir das diferentes formas que vestiu a escravidão na América Africano, que é essencial para entender as diferenças entre a metrópole ibérica e Inglês, com os temas desta poesia e contexto histórico e social que produz .

O leitor encontrará entre os autores figuras muito estabelecidas nas histórias da literatura: o argentino José Hernández, autor de Martín Fierro e Jorge Luis Borges, o chileno Pablo Neruda, o mexicano Sor Juana Inés de la Cruz, José Vasconcelos, Alfonso Reyes, Efrain Huerta, o nicaragüense Rubén Darío, o venezuelano Andrés Eloy Blanco e Miguel Otero Silva, o brasileiro Antonio de Castro Alves e Mario de Andrade, o haitiano Jacques Roumain, o martiniquense Aimé Césaire, os americanos Longfellow, Whitman e Langston Hughes para citar apenas poucos. Escritores cubanos que vão desde o escravo Francisco Manzano e sua Placido contemporâneo, Manuel José Poveda e José Z. Tallet, Alejo Carpentier e Emilio Ballagas, Regino Pedroso e Nicolas Guillen, atingindo Pablo Armando Fernandez, Miguel Barnet e Nancy Morejón, entre outros.Em francês, os haitianos são 27, 5 pessoas de Guadalupe, Martinica e 3, 2, Guiana Francesa. Inglês de 37 americanos e 12 jamaicanos. Trinidad e Tobago, Santa Lúcia e Barbados, com dois cada país e Belize, Granada e Montserrat, com um cada. Os autores são brancos mistos, negros e mestiços que se reúnem no tratamento da vida dos negros na América.

O maior número de autores de língua espanhola, cabe a Cuba com 26, seguido por República Dominicana e Porto Rico, com nove cada um. No México há seis anos e Colômbia e Nicarágua cinco cada. Argentina e Venezuela têm cada quatro autores, três são equatorianos, peruanos e dois cada em Honduras e Costa Rica, Chile, Panamá e Uruguai, cada um.A antologia contém 313 poemas de 197 autores expressos em quatro grandes línguas: Espanhol, Português, Francês e Inglês. 130 poemas publicados em espanhol de 79 autores. Em Português 30 de 18 autores, todos os brasileiros, é claro. Em poemas franceses são recolhidos 57 de 37 autores, enquanto que em Inglês são 96 poemas e 63 autores.

Há um livro muito interessante sobre o tema do negro na América, é claro, incluindo Cuba. Quero dizer, as identidades antologia. Poesia negra na América. Este livro foi elaborado pelo escritor mexicano e pesquisador Monica Mansour e teve uma primeira edição no México, em 1976. Em 2005 foi publicado em Cuba pela Arte Editorial e Literatura. Para esta edição o autor fez algumas alterações para atualizá-lo.Mas havia também um novo fenômeno: a miscigenação.

Em Cuba, especialmente da população espanhola e indígena mista Africano foi nativos delineando suas diversas origens. E que a cultura foi forjada identidade crioula cubana, nas nossas guerras de independência, terminou forjado. No entanto, a intervenção militar dos EUA na nossa última guerra de libertação colonial, desviou a evolução natural da sociedade cubana definido por José Martí: Cuba é apenas branco, preto e mulato. Toda a carga discriminatória americano foi entronizado no poder político dos controladores e da república neocolonial esquálido que surgiu a partir da intervenção.

Tivemos de lutar muito difícil nesta república mutilado para retomar o curso de Marti e grande, não é mérito do nosso primeiro partido comunista, ele poderia, com legítimo orgulho, Marti atingir a fusão no endereço daquele partido, intelectuais brancos, como John Marinello e Carlos Rafael Rodriguez dirigentes sindicais negros como Lázaro Peña e Menendez Jesus, sob o secretariado-geral do mulato Blas Roca (e ter em suas fileiras o maior voz da poesia cubana do século XX, o nosso poeta nacional, o mulato Nicholas Guillen). E esses homens estavam no escritório, não pela cor de sua pele, mas por suas habilidades como líderes aceites pela militância comunista e da classe trabalhadora cubana, sem distinção de cor. Eles foram a vanguarda do que viria a ser alcançado após o triunfo da revolução vitoriosa de janeiro de 1959, com a união de todas as forças revolucionárias quebrou a discriminação econômica, política e legal, não só pela cor da pele, mas também por crenças de gênero ou religiosa. Mas sabemos que as mudanças na ideologia, não estão indo tão rápido quanto desejado e são luta contra os preconceitos e as desigualdades econômicas e sociais de origem a serem superados.

Muito tem sido feito e muitos fizeram. Assim, a presença massiva de africanos de pele negra está concentrada no Caribe, o sul dos Estados Unidos e Brasil. Escravos africanos pertencentes a dezenas de grupos étnicos diferentes que foram então misturadas na nova terra de residência e forçado a aprender a língua de seus senhores para se comunicar com eles e entre si. Esta diversidade de etnias fortemente impactado o modo de ser das colônias, porque eles trouxeram seus costumes, sua cultura, crenças e preservado como um elemento de identidade, apesar dos padrões dominantes.

O maior número de escravos africanos foram trazidos para áreas onde a mão de obra local estava faltando para as colónias. Na América Latina continental foi menos o comércio de escravos porque não havia uma massa de povos indígenas com culturas avançadas, dizem os maias, astecas, incas, para citar apenas as culturas mais conhecidas, enquanto que no Caribe e Brasil, onde não havia os grandes civilizações indígenas, uma outra força era necessária para o trabalho de construção e plantações.

Também na América do Norte, enquanto a tenaz resistência dos povos indígenas, em sua maioria nômades, os escravos africanos foram utilizados para grandes plantações nas colônias do sul.

Rolando López del Amo - Escritor cubano

E sabemos que Marti dos pais não é nada que toda a humanidade.

Fonte: Cubarte

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Estagiária se recusa a alisar cabelo e é hostilizada no trabalho

A estagiária Ester Elisa da Silva Cesário acusa seus superiores de perseguição e racismo. Conforme Boletim de Ocorrência registrado no dia 24 de novembro, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo, ela teria sido forçada a alisar o cabelo para manter a “boa aparência”. A diretora do Colégio Internacional Anhembi Morumbi ainda teria prometido comprar camisas mais compridas para que a funcionária escondesse os quadris. 

Ester conta que foi contratada no dia 1º de novembro de 2011, para atuar no setor de marketing e monitorar visitas de pais interessados em matricular seus filhos no colégio, localizado no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo. A estagiária afirma ter sido convocada para uma conversa na sala da diretora, identificada como professora Dea de Oliveira. Nos dias anteriores, sempre alguém mandava recado para que prendesse o cabelo e evitasse circular pelos corredores.

“Ela disse: ‘como você pode representar o colégio com esse cabelo crespo? O padrão daqui é cabelo liso’. Então, ela começou a falar que o cabelo dela era ruim, igual o meu, que era armado, igual o meu, e ela teve que alisar para manter o padrão da escola.”

Além das advertências, Ester afirma ter sofrido ameaças depois de revelar o conteúdo da conversa aos demais funcionários do colégio. Eles teriam demonstrado solidariedade ao perceber que a estagiaria estava em prantos no banheiro.

“Depois disso, eu me vesti para ir embora e, quando estava saindo, ela me parou na porta e disse: ‘cuidado com o que você fala por aí porque eu tenho vinte anos aqui no colégio e você está começando agora. A vida é muito difícil, você ainda vai ouvir muitas coisas ruins e vai ter que aguentar’.”

Colégio se defende

Ester Elisa
Após contato da reportagem, um funcionário indicado pela Direção do Anhembi Morumbi informou que a instituição não recebeu nenhuma notificação sobre o registro do Boletim de Ocorrência. Ele negou a existência de preconceito e se limitou a dizer que “o colégio zela pela sua imagem e, ao pregar a ‘boa aparência’, se refere ao uso de uniformes e cabelo preso”.

A advogada trabalhista Carmen Dora de Freitas Ferreira, que ministra cursos no Geledés – Instituto da Mulher Negra – assegura que a expressão “boa aparência” é usada frequentemente para disfarçar preconceitos.

“Não está escrito isso, mas quando eles dizem ‘boa aparência’, automaticamente estão excluindo negros, afrodescendentes e indígenas. O padrão é mulher loira, alta, magra, olhos claros. É isso que querem dizer com ‘boa aparência’. E excluir do mercado de trabalho por esse requisito é muito doloroso, afronta a Lei, afronta a Constituição e afronta os direitos humanos.”

Métodos conhecidos

De acordo com o depoimento da estagiária, as ofensas se deram em um local reservado. A advogada explica que essa prática é comum no ambiente de trabalho, além de ser sempre premeditada.

“O assediador sempre espera o momento em que a vítima está sozinha para não deixar testemunhas, mas as marcas são profundas. O preconceito é tão danoso, que ele nega direitos fundamentais, exclui, coloca estigmas, e a pessoa se sente humilhada, violentada. Quando o assediador percebe a extensão do dano, ele tenta minimizar, dizendo ‘não foi bem assim, você me interpretou errado, eu não sou discriminador, na minha família, a minha avó era negra’.”

Ester ainda afirma que teria sido pressionada a deixar o trabalho, ao relatar o ocorrido a uma conselheira do Colégio. Como decidiu permanecer, passou a ser vigiada constantemente por colegas.

“Eu estou lá e consegui passar numa entrevista porque sou qualificada para o cargo, mas ela não viu isso. Ela quis me afrontar e conseguiu abalar as minhas estruturas emocionais a ponto de eu me sentir um lixo e ficar dois dias trancada dentro de casa sem comer e sem beber. Você pensa em suicídio, se vê feia, se sente um monstro.”

Sequelas e legislação

Ester revela que as situações vividas no trabalho mexeram com sua auto-estima e também provocaram grande impacto nos estudos e no convívio social.

“Desde que isso aconteceu, eu não consigo mais soltar o cabelo. Quando estou na presença dela eu me sinto inferior, fico com vergonha, constrangida, de cabeça baixa. É a única reação que eu tenho pela afronta e falta de respeito em relação a mim e à minha cor.”

O Boletim de Ocorrência foi registrado como prática de “preconceito de raça ou de cor”. A Lei Estadual nº 14.187/10 prevê punição a “todo ato discriminatório por motivo de raça ou cor praticado no Estado por qualquer pessoa, jurídica ou física”. Se comprovado o crime, os infratores estarão sujeitos a multas e à cassação da licença estadual para funcionamento.

Fonte: Rádio Agência NP

Trabalhadores morrem em mina da Vale no Canadá

Dois trabalhadores da mineradora brasileira Vale morreram no Canadá. Os operários foram soterrados após um deslizamento na parte subterrânea da mina de níquel onde trabalhavam. O acidente ocorreu a 1 mil metros de profundidade. Na última semana, a Vale foi eleita a pior empresa do mundo pelo prêmio Public Eye Awards, justamente por causar problemas trabalhistas, além de problemas ambientais e sociais.

Após o acidente, a mineradora paralisou as atividades. A Mina, que fica na cidade de Sudbury, já tem um histórico de problemas. Os trabalhadores da unidade já realizaram greve que durou um ano e meio exigindo melhores condições de trabalho.

A Vale foi fundada em 1942 e privatizada em maio de 1997 pelo governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). A estatal foi adquirida pela iniciativa privada pelo valor de US$ 3,4 bilhões. Atualmente, seu valor de mercado passa de US$ 140 bilhões.

Com atuação em aproximadamente 30 países, a mineradora vem provocando conflitos sociais e ambientais. Diante disso – em 2010 – 80 organizações, presentes nos cinco continentes, organizaram o Movimento Internacional dos Atingidos pela Vale. Com a mobilização, foi criado um dossiê, que demonstra a ação devastadora da empresa. O documento foi entregue à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Fonte: Radioagência NP

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jandira critica corte de R$ 5,4 bi na Saúde

A deputada Jandira Feghali protestou veementemente contra o corte de R$ 5,4 bilhões de recursos destinados para a Saúde no Orçamento da União para este ano. “ É inaceitável. Saúde deveria ser prioridade e não alvo de corte orçamentário. Nossa luta é por mais recursos, mais investimentos para garantir o acesso universal e de qualidade “, declarou indignada.
“Entendemos que todas áreas são importantes para um País com as dimensões do Brasil, mas dentro dos cortes orçamentários não se justifica uma redução tão drástica nas verbas para a Saúde,” declarou a deputada.
Jandira Feghali, médica, tem como uma das lutas de sua trajetória pessoal e parlamentar a melhoria das condições de atendimento médico-hospitalar para a população e de trabalho para os profissionais da Saúde. “São dois personagens que sofrem. O povo pela falta de atendimento, medicamentos e infraestrutura e os profissionais da saúde pelas condições de trabalho e até mesmo pela falta de material necessário para socorro aos doentes.”

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Deu “cantiga de grilo” e Marambaia rebaixada.

Terminou ainda pouco a apuração das escolas de samba de São Luís. A Favela é campeã novamente, que não é novidade. 

E a Marambaia foi penalizada com 40 pontos a menos e foi rebaixada para o grupo B em 2013.

Segundo informações da imprensa, não deram sinal verde pra escola entrar na avenida. No entanto o cronômetro iniciou a contagem de modo que a escola entrou atrasada sem saber e foi duramente penalizada.

Se não fosse punida, mesmos com outros problemas, ficaria em 4º lugar, conseguiu várias notas 10 e somou 245 pontos, porém o regulamento retirou 40.

Foi um bom desfile da escola do Bairro de Fátima. Isso faz parte da evolução da escola, botar as coisas em ordens e com humildade dá a volta por cima. Valeu Marabaieiros!

Meninos são aliciados para virar transexuais em SP

  

 “Tráfico” de adolescentes para prostituição começa nas redes da internet.
 
Magra, cabelos compridos, short curto. M., 16 anos, abre o sorriso leve e ingênuo dos adolescentes quando perguntada se pode dar entrevista. Poderia ser uma das milhares de meninas que sonham com as passarelas. Mas não é. O relógio marca 1h de sexta-feira. M. é um garoto e está na calçada, numa das travessas da Avenida Indianópolis, conhecido ponto de prostituição de travestis e transexuais, escancarado em meio a casas de alto padrão do Planalto Paulista, na Zona Sul de São Paulo. A poucos passos, mais perto da esquina, está K., também de 16 anos.
 
— Sou muito feminina. Não tem como não ser mulher 24 horas por dia — diz K.
 
M. e K. são a ponta do novelo que transformou São Paulo num centro de tráfico de adolescentes nos últimos cinco anos. Meninos a partir de 14 anos são aliciados no Ceará, no Rio Grande do Norte e no Piauí e, aos poucos, são transformados em mulheres para se prostituírem nas ruas de São Paulo e em países da Europa. Misturados a travestis maiores de idade, eles são distribuídos em três pontos tradicionais de prostituição transexual em São Paulo: além da Indianópolis, são encaminhados para a região da Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, e Avenida Industrial, em Santo André, no ABC paulista.
 
O primeiro contato é feito por meio de redes de relacionamento na internet. Uma simples busca por “casas de cafetina” leva os garotos a perfis de aliciadores, que são homens, mulheres e travestis. Após o primeiro contato, pedem que o adolescente encaminhe uma foto por e-mail, para que seja avaliado. Se for considerado interessante e “feminino”, eles têm a passagem paga pelos aliciadores. Ao chegar a São Paulo, passam a morar em repúblicas de transexuais e a serem transformados. Recebem inicialmente megahair e hormônios femininos. Quando começam a faturar mais com os programas nas ruas, vem a oferta de prótese de silicone nos seios. Os escolhidos para ir à Europa chegam a ser “transformados” em tempo recorde, apenas cinco meses, para não perder a temporada na zona do euro.
 
É fácil identificar os adolescentes recém-chegados. Além do corpo típico da idade, eles têm seios pequenos, produzidos por injeção de hormônios, e megahair. Testados inicialmente na periferia, os meninos são distribuídos nos pontos de prostituição de acordo com a aparência. Os considerados mais bonitos recebem investimento mais alto e vão trabalhar na área nobre da cidade. Na Avenida Indianópolis, recebem R$ 70 por um programa no drive in e R$ 100 se o programa for em motel. Nos outros dois endereços, o valor é bem mais baixo: entre R$ 30 e R$ 50 no drive in e R$ 70 a R$ 80 em motel.”