Há  dois anos as maiores empreiteiras do País foram alvo de investigação  pela Polícia Federal, empresas como a OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht,  Queiroz Galvão, Guatama e Nielsen, suspeitas de executarem obras sem que  os serviços fossem concluídos e superfaturamentos das mesmas, esta  operação visava atingir fraudadores de licitações, tráfico de  influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva desde o início da década de 80 (Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, 2009).
Passado-se  quase dois anos, perguntamos: O que deu essa investigação? Hoje no  Governo Roseana as empresas citadas executam alguma obra? Esse esquema  investigado de tráfego de influência, superfaturamento, fraude nas  licitações acontece nesse governo?
Empreiteiras de amigos 
No  início desta semana foi divulgado pela rede social, que a empreiteira  do ramo da construção civil, precisamente especializada em pavimentação  asfáltica a Edeconsil Construções e Locações LTDA de propriedade de  Fernando Cavalcante, conhecido como Fernandão, amigo de longas datas do  presidente do senador José Sarney, do empresário Fernando Sarney e do  secretário Ricardo Murad, já conseguiu nesse governo várias obras como  as:
1 – 03 lotes para a construção da Via Expressa, que ligará a Avenida Colares Moreira – passando pela Avenida Carlos Cunha.
2  - Agraciada com outro contrato com o governo do Estado, através da  concorrência nº 015/2010, SINFRA, no valor de R$ 10.883.484,72 (dez  milhões, oitocentos e oitenta e três mil, quatrocentos e oitenta e  quatro reais e setenta e dois centavos).
3 - Leva boa parte dos serviços de pavimentação e recuperação de rodovias,
4 - Executa a maioria de obras relacionadas com a Caema.
A  empreiteira Ducol Engenharia (dos irmãos Miguel e Henry Duailibi, primo  do casal Roseana Sarney e Jorge Murad), venceu a licitação no valor de  R$ 12 milhões para a construção do espigão da Ponta D´Areia.  
Novamente  eu pergunto qual o interesse do DNIT ainda não ter contratado  construtoras locais para nenhuma de suas obras no Maranhão? Essa  situação aconteceu nas licitações da duplicação da BR 135 que prevê  investimentos de R$ 1,1 bilhão em recuperação e construção de rodovias  no Estado – R$ 300 milhões só no primeiro trecho e as maranhenses estão  fora.
Volto a perguntar de novo: Em um governo que prega “moralismo” e que será “o melhor governo da minha vida” não é de estranhar que  fatos estejam acontecendo embaixo das barbas do Sr. Secretário de  infra-estrutura? O que a C.S.L. (Comissão Setorial de Licitações) está  levando em conta? A proposta mais vantajosa para administração pública?  Ou a que tem maior cacique? Quem fica com o prejuízo? 
Vale  citar o Artigo 3º da Lei 8.666/93, para que os órgãos fiscalizadores  (MP, TCE, PF, CREA, etc.), a classe política e a própria população  fiquem atentos:
  “Art.  3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio  constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a  administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e  será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios  básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade,  da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao  instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são  correlatos."




 
 
Esses irmãos metralhas continuam agindo nesse estado pobre e sem nenhuma expressão.
ResponderExcluirEles se acham empresários Nunca. Trabalhei nas empresas dele vendendo carros. Uma porcaria de marca, sem menor qualidade e eles, como sempre, tirando vantagens de todos.
Prisão já para os dois! Quando TCU e o Mnistério Publico vao agir?????
Eu recomendo ninguém comprar veículos com esses bandidos! estão ajudando a engordar ainda mais o bolso desses vagabundos, que de empresários não tem nada. São dois comerciantes, filho de padeiro.
Isso são as heranças desse maranhão muito pobre.
Pelo fim da corrupção e da bandidagem