quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Governo e iniciativa privada debatem roteiros turísticos para a Copa


Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, a meta é diversificar a oferta de produtos, estimulando o turista internacional a visitar mais destinos brasileiros durante o grande evento e não somente as cidades-sede

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério do Turismo apresento na manhã de terça(27), a proposta dos roteiros das 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 para empresas do setor de turismo. O objetivo foi alinhar as estratégias das iniciativas pública e privada na preparação de produtos turísticos que serão comercializados no mercado internacional, exclusivamente por ocasião do evento esportivo.
O presidente da Embratur, Flávio Dino, que participou da abertura do encontro, explicou que os roteiros integrados serão uma referência para o mercado internacional daquilo que o Brasil pretende promover na ocasião da Copa. “Além das 12 cidades-sede, queremos garantir que outros municípios sejam visitados. Assim, conseguiremos alcançar nossas metas de aumentar o número de turistas e incrementar a participação do Brasil no mercado turístico estrangeiro”, disse Dino.
Ao dar as boas vindas aos participantes, Dino falou que a criação dos roteiros turísticos integrados está articulada com outras ações definidas a partir da matriz de responsabilidade da Copa do Mundo FIFA de 2014. O presidente também falou sobre a importância de receber grandes eventos esportivos. “Essa é uma oportunidade não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul, que trará desdobramentos para as próximas gerações. A partir dos investimentos e da grande exposição na mídia, o continente poderá ter um novo posicionamento no mundo”, declarou o presidente.
Na ocasião, o presidente reiterou a importância de realizar reuniões de trabalho especialmente hoje, quando é comemorado o Dia Mundial do Turismo. “É fundamental discutir assuntos relacionados ao tema para que se possa destacar o papel do segmento, dimensionar os desafios e lembrar que trabalhamos com metas com data marcada. Temos que aproveitar esse momento de modo criativo, participativo e com grande senso de responsabilidade para o nosso país”. Dino ressaltou que não se tratam de metas setoriais, são desafios dirigidos ao Brasil. “Além de uma bela nação, diversificada do ponto de vista cultural e natural, somos uma nação moderna, competente, realizadora, com boa infraestrutura e capacidade para atender as expectativas do mundo”.
Ainda sobre a criação dos roteiros integrados para a Copa, o presidente finalizou sua participação dizendo que o mais justo é que, além dos 33 bilhões de reais que o Brasil irá receber de investimentos por ocasião do evento, os frutos positivos se espalhem por todos os municípios brasileiros, direta ou indiretamente. “A roteirização dos destinos pretende permitir que o país atinja seus objetivos no que se refere à conquista de novos atributos para a imagem, assegurando que essa cadeira produtiva do turismo possa participar ativamente. O presidente destacou ainda que “estamos tendo um ano virtuoso, tanto no turismo nacional quanto no internacional, mas esperamos que esse novo momento que o Brasil passa seja um trampolim para que possamos conseguir expandir a participação do setor no PIB brasileiro e no mercado internacional”, disse Dino.

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